Histórico

A comunidade de pesquisadores da Engenharia Química, após avaliação do número significativo dos trabalhos que vinham sendo submetidos e apresentados nos eventos científicos de Engenharia Química, achou oportuna e fundamental a organização de um Congresso voltado para iniciação científica nos moldes dos seus Congressos Científicos profissionais.

Em 1995, o Prof. José Teixeira Freire idealizou e executou o primeiro COBEQ-IC tendo como principal motivação estabelecer uma referência pedagógica adequada para preparar os futuros profissionais na prática de elaborar, expor e defender trabalhos técnicos com padrões cientificamente aceitáveis.

O primeiro evento (1995) ficou sob a responsabilidade do DEQ/UFSCar, cujo desafio levou a um resultado extremamente positivo, com seus objetivos plenamente atingidos. Participaram 367 alunos de Iniciação Científica e professores de diversas Instituições de Ensino Superior do país, tendo cerca de 150 trabalhos inscritos, 130 trabalhos apresentados e 109 trabalhos completos (4 páginas) publicados nos anais do evento, após análise de dois revisores “ad hoc”.

A partir do primeiro COBEQ-IC, a Comissão Permanente de Organização do Evento decidiu que o mesmo ocorreria a cada dois anos, sempre organizado por um Departamento ou Faculdade de Engenharia Química, preferencialmente aqueles que também contassem com programas de pós-graduação, uma vez que o COBEQ-IC é um excelente divulgador das instituições e programas de pós-graduação em Engenharia Química do país. 

Ao longo desses anos mais de 2360 trabalhos foram apresentados gerando um material bibliográfico de qualidade e o evento contou com uma média de 420 participantes por edição, tendo este evento sido acolhido pelas Instituições de Ensino: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).