Local do Evento

Em 2015 o COBEQ-IC será realizado em Campinas, aclamada pela urbanização em meio ao interior paulista. Devido a essa característica, a cidade conta com uma diversidade de pontos turísticos, como suas obras arquitetônicas ( Escola de Cadetes, Torre do Castelo, Estação Cultura, Jockey Club, Mercado Municipal e Catedral Metropolitana),  seus parques (Lagoa Taquaral), seus museus ( do café, de arte moderna, de história natural e da imagem e som) e dentre tantos outros lugares. A cidade é o terceiro maior polo de pesquisas brasileiro (responsável por 15% da produção científica nacional, segundo dados de 2010) e também conta com grande polo industrial, com mais de 10.000 empresas de médio e grande porte, com grande concentração de indústrias químicas.

À Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), uma das referências nacionais em ensino e pesquisa, e que considera as atividades de Iniciação Científica como atividade estratégica nos seus programas pedagógicos, coube o privilégio da organização deste XI COBEQ-IC. 

Sobre a Unicamp

Atualmente, a Unicamp responde por 15% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. Nesse contexto, a Unicamp ocupou posições de destaque em diferentes avaliações internacionais, colocando-se entre as principais universidades brasileiras e da América latina.

A relevância dessa produção científica pode ser verificada, por exemplo, na participação direta da Unicamp em pesquisas que alcançaram repercussão nacional e internacional. Vale destacar que a UNICAMP, como instituição, constou como a terceira melhor universidade da América do Sul, de acordo com o The World UNiversity Rankings no período entre 2013 e 2014. Com base na análise do QS World University Ranking de 2014, a UNICAMP é a segunda melhor do Brasil na área de Engenharia Química. De acordo também com o índice QS, a UNICAMP é a terceira melhor universidade da América Latina e seu corpo docente na área de exatas e tecnológicas é o mais qualificado do Brasil. Estes resultados, sem dúvida, muito orgulham o programa de pós-graduação da FEQ, que é consciente de que seus alunos têm, assim, a oportunidade de ter excelente formação não só na Faculdade de Engenharia Química, mas também em outras Unidades desta Instituição ao realizarem atividades complementares na forma de disciplinas ou de pesquisas em colaboração. Por fim, destaca-se ainda que, na categoria das melhores universidades jovens (com menos de 50 anos), a UNICAMP constava em 15ª. posição mundial no ano 2013.

Sobre a FEQ

A FEQ é uma das unidades mais produtivas da Unicamp e tem recebido sucessivos prêmios devido ao número de pedidos de patentes. A Unicamp tem destaque nacional neste quesito e a FEQ destaque dentro da Unicamp.

Ingressam anualmente na FEQ 100 alunos de graduação e na pós-graduação, cerca de 60, atendendo-se ainda de 70 alunos especiais e cerca de 250 alunos de cursos de extensão.

A pós-graduação da FEQ formou até o momento mais 1600 mestres e doutores, muitos dos quais encontram-se em importantes posições na Unicamp e em outras Instituições de Ensino Superior do Brasil e no exterior, assim como em cargos de lideranças em organizações públicas e privadas.